Saiba Mais...

O CRENTE PODE FALAR PALAVRÃO? - PARTE III

Pastoral redigida para o Boletim Dominical da Primeira Igreja Batista em Manoel Corrêa

O palavrão, na maioria das vezes, não é uma declaração verdadeira, mas apenas a expressão da ira de quem o profere. Quer dizer, geralmente quem xinga não tem a intenção de revelar a promiscuidade da mãe alheia. Na verdade, o que se pretende é extravasar a raiva e ofender o receptor. Por essa razão, afirmar que Jesus falava palavrões é o mesmo que reconhecer que, em algum momento, Ele mentiu ou mencionou frivolamente a genitália humana. Até porque, em Mateus 12.36, apontou as palavras frívolas como evidência de um coração mau (Mateus 12.35).
Acerca desse texto, é importante salientar que, se observarmos todo o discurso do Cristo, identificaremos uma das frases que os defensores dos xingamentos, normalmente, caracterizam como palavrão, a saber: “raça de víboras”. Ora, se de fato fosse um palavrão, mais uma vez, teríamos de admitir uma contradição no discurso do Filho de Deus. Porquanto, logo após proferi-la, Ele diz que, por suas palavras, os homens maus seriam condenados (Mateus 12.37); dando a entender que a expressão que acabara de usar não era má. Pois, se fosse algo ruim, Jesus estaria assumindo que era mau. Afinal, como Ele mesmo afirmou, “do que há em abundância no coração, disso fala a boca” (Mateus 12.34b); de modo que “o homem bom tira boas coisas do seu bom tesouro, e o homem mau do mau tesouro tira coisas más” (Mateus 12.35). Mas, como seria possível aquele que declarou ser “o bom pastor” (João 10.11) ser um homem mau? A simples cogitação desse absurdo já constitui uma heresia!
Além do mais, vale sublinhar que o termo traduzido como frívola (o grego argos) dá a ideia de algo inativo, ocioso, não usado, inútil; e é usado pelo Mestre a fim de advertir os ouvintes contra o emprego de palavras falsas, blasfemas, ferinas, tais como as utilizadas por seus oponentes em Mateus 12.24; acerca das quais Ele ressalta: “E, se qualquer disser alguma palavra contra o Filho do Homem, ser-lhe-á perdoado, mas, se alguém falar contra o Espírito Santo, não lhe será perdoado, nem neste século nem no futuro” (Mateus 12.32). Decerto, essa afirmação alude à declaração farisaica referente ao poder pelo qual Jesus expulsava demônios (Mateus 12.24), e evidencia que, ao invés de filhos do Reino, seus opositores eram, na verdade, uma raça de víboras; ou seja, homens malvados, distantes de Deus, muito mais identificados com a serpente do que com a geração eleita. Por conta disso, tal frase não pode ser caracterizada como um palavrão; haja vista que Jesus não a usou para expressar sua ira e nem tinha a intenção de ofender seus algozes. Seu propósito exclusivo era expor a verdadeira condição daqueles homens. Esse efeito jamais seria alcançado se Ele os chamasse, por exemplo, de filhos de uma prostituta, tal como fazem os xingadores contemporâneos. Até porque, isso não seria verdade. E mesmo se fosse, qual seria o problema? Duvido que o Rei dos reis ficaria indignado com o fato de alguém ser filho de uma mulher promíscua. Afinal de contas, o próprio Deus, certa vez, usou o filho de uma prostituta para libertar seu povo da opressão amonita (Juízes 11), e, posteriormente, mediante a inspiração, o inseriu na galeria dos heróis da fé (Hebreus 11.32).
Ademais, como diz a Escritura, “os pais não morrerão pelos filhos, nem os filhos, pelos pais; cada qual morrerá pelo seu pecado” (Deuteronômio 24.16); “de maneira que cada um de nós dará conta de si mesmo a Deus” (Romanos 14.12). Portanto, para o Senhor, pouco importa o que nossos pais fazem ou fizeram, o que faz a diferença é o reconhecimento do que Cristo fez por nós. Sendo assim, creio que Jesus jamais condenaria alguém só porque a mãe praticou a prostituição. Ao contrário, penso que Ele convidaria tanto a mãe quanto os filhos a se arrependerem e crerem no evangelho (Marcos 1.15).
Continua...
Pr. Cremilson Meirelles


REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

COENEN, Lothar; BROWN, Colin. Dicionário Internacional de Teologia do Novo Testamento. Trad. Gordon Chown. 2. ed. São Paulo: Vida Nova, 2000. 1 v.

HENDRICKSEN, William. Comentário do Novo Testamento: Mateus vol. 2. São Paulo: Editora Cultura Cristã, 2001.




O CRENTE PODE FALAR PALAVRÃO? - PARTE III O CRENTE PODE FALAR PALAVRÃO? - PARTE III Reviewed by Pr. Cremilson Meirelles on 10:32 Rating: 5

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.