Pastoral redigida para o Boletim Dominical da Primeira Igreja Batista em Manoel Corrêa
Uma
argumentação popular em favor da existência de um lado feminino no
Todo-poderoso é o fato de que, algumas vezes, a Bíblia utiliza analogias com
figuras femininas para referir-se à relação do Senhor com o Seu povo; como
acontece, por exemplo, em Isaías 66.13: “Como
a alguém que sua mãe consola, assim eu vos
consolarei; e em Jerusalém vós sereis consolados”. O mesmo ocorre em Isaías
42.14: “Por muito tempo, me calei, estive em silêncio e me contive; mas, agora,
darei gritos como a que está de parto,
e a todos assolarei, e juntamente devorarei”.
Todavia, apesar
dos termos femininos empregados, esses textos não podem ser usados para
sustentar a ideia de que há uma porção feminina na divindade. Até porque, nenhum
deles contém uma afirmação que atribua feminilidade a Deus. Na verdade, a
linguagem é claramente comparativa. Isto é, o Senhor diz que, semelhantemente a
uma mãe que consola seu filho, Ele há de consolar o Seu povo; de igual modo,
declara que Sua intervenção será repentina e intensa, tal como os gritos de dor
de uma mulher em trabalho de parto. Entender que essa comparação indica que
Deus é também uma deusa seria o mesmo que dizer que no salmo 42.1, por comparar
o anseio de sua alma pelo divino com a sede de um cervo, o salmista estaria
declarando que tinha um lado animal.
Além dessa
incoerência, há um dado curioso acerca dessa discussão: conquanto os defensores
da feminilidade divina considerem Paulo um tremendo machista, em suas cartas o
apóstolo usa figuras femininas para expressar alguns pensamentos. Em Gálatas
4.19, inclusive, ele vai além da mera comparação e usa uma metáfora associada à
gestação, como se ele mesmo fosse a gestante, a fim de expressar sua angústia
em relação ao comportamento dos cristãos da Galácia: “Meus filhinhos, por quem
de novo sinto as dores de parto, até
que Cristo seja formado em vós”.
Obviamente,
isso não significa que Paulo tivesse a intenção de destacar seu lado feminino. Primeiro,
porque homens não sentem dores de parto. Além do mais, nenhum filho natural faz
com que sua mãe sinta dores de parto depois de dar à luz. Isso deixa claro que
a linguagem é figurada. Ou seja, o propósito não era ressaltar o lado materno
de Paulo. Com efeito, a ideia era que a conduta dos gálatas entristecia aquele
que lhes apresentara o evangelho, visto que, ao invés de confiar somente em
Cristo, depositavam sua confiança nas obras da lei.
Metáforas
femininas são usadas várias vezes nas Escrituras, mas são apenas figuras de
linguagem. São recursos que tornam as mensagens mais expressivas, dando maior
ênfase ao que se pretende comunicar. Um exemplo de metáfora feminina nas
Escrituras, que nada tem a ver com uma suposta porção feminina dos indivíduos,
está na expressão “esposa do Cordeiro” (Apocalipse 21.9). Haja vista que ela se
refere a todos os crentes em Cristo Jesus, tanto homens quanto mulheres, os
quais constituem a igreja do Senhor. Não faria sentido algum aponta-la como
indicativo de feminilidade dos componentes da família de Deus.
Ademais, ao
contrário do que defendem os teólogos e teólogas feministas, em ambos os
testamentos as referências a Deus se dão, predominantemente, por meio de
figuras masculinas. Ele é chamado de Pai, mas nunca de mãe (Deuteronômio 32.6;
Isaías 63.16; Mateus 6.6); de pastor, mas nunca de pastora (Salmos 23.1; 80.1);
de Rei, mas nunca de rainha (Salmos 47.1,2; Apocalipse 19.16); de Marido, mas
nunca de esposa (Isaías 54.5). Ora, se a Bíblia não faz, por que haveríamos de
fazer? Por que chamaríamos Deus de mãe em vez de Pai? Definitivamente, não faz
sentido. Logo, a conclusão inevitável é: Deus não tem um lado feminino.
Pr. Cremilson Meirelles
DEUS TEM UM LADO FEMININO? - PARTE II
Reviewed by Pr. Cremilson Meirelles
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22:58
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Querido pastor, sua última frase, a conclusão, foi bastante infeliz. Você mesmo citou versículos que trazem o lado feminino de Deus. Lado feminino não pode significar "do sexo feminino". Deus não é macho e nem fêmea. Mas Ele nos criou à sua imagem e semelhança, logo, Ele nos criou e presenteou com características femininas e masculinas. Não é porque expresso uma característica "feminina" que deixo de ser do sexo masculino.
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