Saiba Mais...

DEUS TEM UM LADO FEMININO? - PARTE I

Pastoral redigida para o Boletim Dominical da Primeira Igreja Batista em Manoel Corrêa
Resultado de imagem para deus ou deusa
Talvez, para muitos, essa pergunta não faça sentido algum. Afinal de contas, Deus não tem gênero. Até porque, sexualidade é um atributo que pertence à ordem da criação, e não ao Criador. Contudo, há teólogos que pensam diferente, e defendem, com base em Gênesis 1.27, a ideia de que Deus, tal como Suas criaturas, é macho e fêmea. Essa conclusão, entretanto, está completamente equivocada. Porquanto, a imagem de Deus no homem não é física, mas diz respeito aos atributos que o ser humano possui e à sua capacidade de se relacionar.
A discussão acerca da feminilidade divina, no entanto, não se limita à questão da imagem e semelhança. Os defensores dessa tese procuram fundamentá-la argumentando que, no hebraico, a palavra traduzida como espírito na expressão “Espírito de Deus” (Gênesis 1.2) é um substantivo feminino. A partir daí, concluem: o Todo-poderoso tem uma “porção feminina”. Seguindo esse raciocínio, a Trindade seria, na verdade, Pai, Filho e Mãe. Por essa razão, alguns dos adeptos dessa teoria optam por chamar Deus de “Mãe Celestial”, ao invés de utilizar a expressão bíblica “Pai celestial” (Mateus 6.14).
Conquanto esse argumento pareça razoável, suas bases são frágeis; haja vista que a mesma palavra usada em Gênesis 1.2, o hebraico ruaḥ, é empregada para indicar todos os outros tipos de espíritos. Isso pode ser verificado, por exemplo, em 1Samuel 19.9: “Porém o espírito (ruaḥ) mau, da parte do SENHOR, se tornou sobre Saul, estando ele assentado em sua casa e tendo na mão a sua lança, e tangendo Davi com a mão o instrumento de música”. Ou seja, se abraçássemos os pressupostos do parágrafo anterior, teríamos de concluir que os demônios também têm um lado feminino! O mesmo ocorre em relação ao espírito humano. Senão vejamos, em Eclesiastes 12.7, o escritor usa ruaḥ para referir-se à parte imaterial do ser humano (homem e mulher): “e o pó volte à terra, como o era, e o espírito (ruaḥ) volte a Deus, que o deu”. Também nesse texto o termo é feminino. Seria uma indicação de que homens e mulheres têm um lado feminino? É claro que não! A utilização de um substantivo feminino para designar a natureza espiritual de diversos seres, se deve ao fato de não existir na língua hebraica um gênero para nomear o que não é nem masculino e nem feminino. O mesmo se dá em nosso idioma. Usamos com muita frequência, por exemplo, termos femininos (a criança, a pessoa, a testemunha) para referir-nos a indivíduos de ambos os sexos. Porém, em momento algum concluímos que essas palavras indicam a existência de uma “porção feminina”.
Já no Novo Testamento esse problema não existe, pois o idioma grego tem três gêneros: masculino, feminino e neutro. De modo que o termo traduzido como espírito (pneuma) é neutro, ou seja, nem masculino nem feminino. Isso se aplica, inclusive, ao Espírito Santo. Além disso, como poderia o Espírito divino ser feminino se Jesus se refere a Ele utilizando um substantivo masculino? “E eu rogarei ao Pai, e ele vos dará outro Consolador, para que fique convosco para sempre” (João 14.16).
O absurdo dessa teoria se torna ainda mais evidente quando verificamos que sua aplicação em outros casos conduz a uma contradição dos pressupostos que estão em sua base, e, naturalmente, a outra heresia. Por exemplo: em grego, a palavra “pecado” é feminina; se aplicássemos a ela o mesmo raciocínio utilizado em relação ao hebraico ruaḥ, concluiríamos que o pecado é algo exclusivo das mulheres.
Continua...

Pr. Cremilson Meirelles


DEUS TEM UM LADO FEMININO? - PARTE I DEUS TEM UM LADO FEMININO? - PARTE I Reviewed by Pr. Cremilson Meirelles on 17:31 Rating: 5

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.