Saiba Mais...

O CRISTÃO PODE JOGAR NA LOTERIA? – PARTE III

Pastoral redigida para o Boletim Dominical da Primeira Igreja Batista em Manoel Corrêa
Resultado de imagem para dinheiro voando loteria

Geralmente, quando tratamos desse assunto, a primeira objeção levantada diz respeito ao perigo dos vícios. Afinal, esse é um alerta feito pelas Escrituras: “todas as coisas me são lícitas, mas nem todas as coisas convêm; todas as coisas me são lícitas, mas eu não me deixarei dominar por nenhuma” (1Coríntios 6.12). Isso porque, Deus criou o homem para dominar sobre a criação (Gênesis 1.28), e não para ser dominado por ela. Contudo, embora seja verdade que há uma relação estreita entre o vício e os jogos de azar, sabemos que nem todos os que apostam são viciados. Isso não significa, entretanto, que o problema de tais jogos seja somente a possibilidade de se viciar. Na verdade, de acordo com a Bíblia há outros aspectos que os inviabilizam. Um deles, sem dúvida, é o fato de que somos mordomos do Senhor neste mundo; haja vista que tudo o que existe pertence a Deus (Salmo 24.1). Por essa razão, não podemos desperdiçar os recursos que Ele nos deu. E, sinceramente, apostar dinheiro na loteria é um claro desperdício de capital. Até porque, matematicamente, é quase impossível ganhar.
Além disso, a Bíblia nos adverte a não amar o dinheiro, pois desse amor vêm “toda espécie de males”, tais como: fraude, estelionato, furto, homicídios, guerras, etc. Essa avidez por riquezas, sem dúvida, é o componente essencial das apostas. Porquanto, normalmente os apostadores supervalorizam o prêmio, e deixam de lado aquilo que realmente é importante. Afinal, as melhores coisas da vida, aquelas que proporcionam satisfação perene, não custam um centavo. O dinheiro, por outro lado, exige muito de quem o ama, mas nunca o satisfaz plenamente. Acerca disso, o Eclesiastes diz: “o que amar o dinheiro nunca se fartará de dinheiro” (Eclesiastes 5.10). Assim ocorre com a loteria: aposta-se, aposta-se, aposta-se, mas a tão sonhada vitória nunca chega, e a satisfação é sempre um alvo inalcançável.
Em adição, vale ressaltar que a Bíblia aponta aplicações muito mais relevantes para nossos recursos. A principal delas é o sustento familiar. De modo que quem o negligencia é comparado ao descrente: “mas, se alguém não tem cuidado dos seus e principalmente dos da sua família, negou a fé e é pior do que o infiel” (1Timóteo 5.8). É claro, no entanto, que essa provisão inclui mais do que alimentação e vestuário. A educação e o lazer também são abrangidos.
Outro emprego bíblico para o dinheiro é o auxílio aos necessitados; o qual é apontado nas Escrituras como algo virtuoso que é viabilizado pelo trabalho: “aquele que furtava não furte mais; antes, trabalhe, fazendo com as mãos o que é bom, para que tenha o que repartir com o que tiver necessidade” (Efésios 4.29). Além dessa aplicação, as Escrituras salientam o sustento pastoral e missionário. Paulo, inclusive, chega a dizer que os líderes mais dedicados à Palavra de Deus devem receber remuneração dobrada: “devem ser considerados merecedores de dobrados honorários os presbíteros que presidem bem, com especialidade os que se afadigam na palavra e no ensino” (1Timóteo 5.17). Outrossim, em relação ao sustento missionário, ele ressalta que precisou ser sustentado por outras igrejas para dedicar-se integralmente à pregação do evangelho: “outras igrejas despojei eu para vos servir, recebendo delas salário” (2Coríntios 11.8). Isso demonstra que na perspectiva apostólica as aplicações supracitadas constituem o correto emprego do dinheiro.
Visto isso, percebemos claramente que apostar não é uma alternativa para quem deseja se alinhar com o ensino bíblico. Na verdade, quem o faz se distancia cada vez mais dos fundamentos da fé. Pois, como falamos anteriormente, confia na sorte ao invés de confiar em Deus, confere ao dinheiro um status que ele não deveria ter, desperdiça suas finanças, e negligencia a instrução bíblica acerca da aplicação dos recursos.
Continua...
Pr. Cremilson Meirelles
O CRISTÃO PODE JOGAR NA LOTERIA? – PARTE III O CRISTÃO PODE JOGAR NA LOTERIA? – PARTE III Reviewed by Pr. Cremilson Meirelles on 01:15 Rating: 5

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.