Saiba Mais...

"FAZEI PROVA DE MIM" - UMA BREVE REFLEXÃO SOBRE MALAQUIAS 3.10

 Por certo, você já se deparou com a expressão “fazei prova de mim” em Malaquias 3.10. Seja por ocasião da leitura bíblica devocional, numa citação no momento de ofertório, durante a pregação da Palavra ou num estudo bíblico. Afinal, esse é um dos textos mais citados nas igrejas. Contudo, é possível que você não tenha considerado as implicações de uma interpretação equivocada desse texto. Já imaginou, por exemplo, se alguém propagasse o entendimento de que “fazer prova de Deus” significa contrair dívidas que não pode pagar contando que o Senhor enviará recursos, porque o indivíduo deu o dízimo? Obviamente, seria algo danoso a muitas famílias. Por isso, é importante compreender o que o texto realmente quer dizer.

Em primeiro lugar, penso que é necessário verificar a expressão no idioma original: o hebraico. Porquanto, há muitas versões do texto bíblico. E algumas delas deixam o intérprete ainda mais confuso. Seguindo esse raciocínio e analisando o texto, encontramos o verbo bāḥan, que no texto em questão está no grau simples do hebraico, também conhecido como qal. Nessa forma, seu sentido inclui as ideias de examinar, examinar minuciosamente, testar (ouro, metais, pessoas, o coração, o homem de Deus) e provar. Curiosamente, no salmo 95.9 o mesmo verbo, no mesmo grau, é empregado para indicar que homens “tentaram Deus”, numa clara alusão ao incidente em Massá e Meribá (Êx 17.7; Nm 20.13), quando o povo desafiou o Todo-poderoso. De acordo com o conhecido Léxico Brown-Driver-Briggs, em Malaquias 3.10 o sentido pretendido é o mesmo.

Todavia, é evidente que Deus não estava convidando o povo a pôr em dúvida a Sua fidelidade, como fizeram os rebeldes no deserto. Na verdade, aqueles que estavam falhando na observância da Lei estavam sendo convidados a fazer um teste: obedecê-la e comprovar que Deus cumpriria a Sua parte, tal como já havia dito em Deuteronômio 28. Ou seja, a declaração de Malaquias 3.10 está mais ligada à Aliança divina com Israel que com a Nova Aliança. É claro, entretanto, que há princípios presentes no texto que têm aplicação neotestamentária. Mas, com toda certeza, a ideia de “pôr Deus a prova” não é um deles. Até porque, nem aparece no texto.

Deus nos abençoe!

Pr. Cremilson Meirelles

 

"FAZEI PROVA DE MIM" - UMA BREVE REFLEXÃO SOBRE MALAQUIAS 3.10 "FAZEI PROVA DE MIM" - UMA BREVE REFLEXÃO SOBRE MALAQUIAS 3.10 Reviewed by Pr. Cremilson Meirelles on 20:30 Rating: 5

3 comentários:

  1. Muito bom. Este versículo é um daqueles muito mal compreendido. Obrigado pelo texto, meu amigo.

    ResponderExcluir
  2. Grato, pastor Cremilson!

    Quem não era filho sendo apenas Criatura ainda não tinha provado de Deus. Em Romanos 5:8 temos uma inversão que constrange todo aquele que foi transformado de Criatura em filho de Deus!
    E nos move a viver em obediência ao Seu Querer.

    "Mas Deus prova o seu amor para conosco, em que Cristo morreu por nós, sendo nós ainda pecadores."
    Romanos 5:8

    "Logo muito mais agora, tendo sido justificados pelo seu sangue, seremos por ele salvos da ira."
    Romanos 5:9

    "E não somente isto, mas também nos gloriamos em Deus por nosso Senhor Jesus Cristo, pelo qual agora alcançamos a reconciliação."
    Romanos 5:11

    "Jesus respondeu, e disse-lhe: Se alguém me ama, guardará a minha palavra, e meu Pai o amará, e viremos para ele, e faremos nele morada."
    João 14:23

    "Provai, e vede que o Senhor é bom; bem-aventurado o homem que nele confia."
    Salmos 34:8

    Deus nos abençoe e use!
    Henri - esposo de Sandra - 37 anos

    ResponderExcluir
  3. Como sempre, Pr. Cremilson, seus textos trazem melhor compreensão das Escrituras!
    Parabéns!

    ResponderExcluir

Tecnologia do Blogger.