Saiba Mais...

QUEM DISSE QUE IGREJA E INSTITUIÇÃO SÃO COISAS DIFERENTES?

Pastoral redigida para o Boletim Dominical da Primeira Igreja Batista em Manoel Corrêa
Imagem relacionada 
            No cotidiano evangélico há palavras, expressões e conceitos que, por serem usados frequentemente, passaram a compor o vocabulário dos fiéis; de modo que as ideias por trás dos termos se tornaram axiomas, ou seja, verdades inquestionáveis. Um exemplo disso é o conceito de que as igrejas modernas são, na verdade, instituições religiosas. Isto é, segundo esse raciocínio, as comunidades cristãs que se reúnem em templos, recebem contribuições mensais e são dirigidas por um pastor, não são igrejas no sentido bíblico do termo, mas sim agremiações semelhantes aos partidos políticos. Isso porque, sua estrutura organizacional inclui CNPJ, movimentação financeira, hierarquia, endereço fixo e reuniões regulares.   
Essa compreensão foi tão amplamente propagada através da internet que muitos concluíram que se tratava de uma verdade absoluta. Contudo, uma análise simples revela que a coisa não é bem assim. Basta considerar a condição de qualquer indivíduo adulto. Pois, todos são registrados no Cadastro de Pessoa Física (CPF) e identificados pelo Registro Geral (RG). Isso, no entanto, não faz com que o indivíduo seja despersonalizado; isto é, não o transforma em outra coisa. O fulano cadastrado/registrado continua sendo o fulano. Ele apenas se adaptou às exigências de uma sociedade organizada. Entretanto, se seguíssemos a lógica empregada para diferenciar a igreja neotestamentária da igreja adaptada à legislação de seu país, deveríamos necessariamente concluir que o fulano registrado não é a mesma pessoa que era antes de se registrar. Dessa maneira, só os moradores de rua, por não possuírem tais identificações, seriam “pessoas reais”. Todos os demais seriam indivíduos “institucionalizados”. Evidentemente, isso não faz sentido algum. Por essa razão, entendemos que a igreja continua sendo igreja, ainda que se adeque às exigências legais e às demandas de seu tempo. Não é por adquirir um CNPJ e possuir endereço fixo que ela se torna outra coisa. Uma comunidade cristã deixa de ser igreja somente quando abandona as Escrituras.
Outro ponto importante a ser salientado acerca dessa questão é a origem dessa dicotomia (instituição e igreja). Porquanto, seu nascedouro é um movimento anarcoevangélico conhecido como desigrejamento, o qual demoniza toda e qualquer forma de organização abraçada por quem professa a fé cristã; de modo que, para os desigrejados, as igrejas modernas são apóstatas, e seus líderes são charlatões. Por conseguinte, a fim de distinguir as congregações atuais das neotestamentárias, passaram a chamar as igrejas de instituições.
Vale ressaltar que há um claro equívoco nessa designação. Afinal, quem foi que disse que instituição é sinônimo de pessoa jurídica? Certamente, alguém que desconsiderou, por exemplo, a família; haja vista que, embora ela seja a mais antiga das instituições, não possui CNPJ. Esse dado revela que o conceito de instituição é muito mais abrangente. De acordo com Roland de Vaux (2004, p.15), renomado historiador e arqueólogo francês, “instituições de um povo são as formas de vida social que esse povo aceita por costume, escolhe livremente ou recebe de uma autoridade”. Partindo desse princípio, concluímos que, em essência, a igreja é de fato uma instituição. Mas, não no sentido pretendido pelos desigrejados, mas sim a partir de uma perspectiva da igreja como grupo social que reproduz um comportamento estabelecido pelas Escrituras, sua única autoridade em matéria de fé e prática. Isso, porém, não justifica a distinção presente no vocabulário de muitos evangélicos. Até porque, nesse sentido, igreja e instituição são uma e a mesma coisa. Pois, a igreja de Cristo permanece viva, com CNPJ e tudo.
Pr. Cremilson Meirelles


REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA

VAUX, Roland de. Instituições de Israel no Antigo Testamento. São Paulo: Vida Nova, 2004.



 


QUEM DISSE QUE IGREJA E INSTITUIÇÃO SÃO COISAS DIFERENTES? QUEM DISSE QUE IGREJA E INSTITUIÇÃO SÃO COISAS DIFERENTES? Reviewed by Pr. Cremilson Meirelles on 22:19 Rating: 5

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.