Saiba Mais...

O QUE DEVO FAZER NO DIA 07 DE SETEMBRO?

Protesto: vetores de stock, imagens vetoriais, desenhos gráficos |  Depositphotos

Ao contrário do que alguns pensam, a Bíblia não proíbe manifestações pacíficas para reivindicação de direitos ou para protesto diante das injustiças. Na verdade, há nas Escrituras exemplos de servos de Deus que protestaram pública e pacificamente. Um deles é João Batista. O profeta que batizou Jesus protestou firmemente contra a legitimação do pecado no governo de sua época (Mc 6.17,18). Semelhantemente, muitos profetas protestaram contra os problemas sociais de seu tempo (Am 5.11; Zc 7.8-11). Outrossim, na história eclesiástica houve homens corajosos que, indignados com os desmandos da Igreja Romana, decidiram protestar. Dentre estes podemos citar John Wycliffe, John Huss, Jerônimo Savonarola e Martin Lutero.

À luz do testemunho bíblico e histórico fica patente que protestar não é pecado e nem constitui desrespeito às autoridades. Por conseguinte, não contraria o preceito bíblico expresso em Romanos 13.1-5. Além do mais, em um Estado Democrático de Direito, os mandatários políticos devem se submeter às leis promulgadas. Se, porventura, as descumprirem podemos protestar sim, pois eles desrespeitaram a autoridade, que é a Constituição Federal. Fazê-lo não é pecado.

Contudo, é importante lembrar que tudo o que fazemos deve visar a glória de Deus (1Co 10.31). Assim pensavam os homens que mencionamos. Portanto, antes de qualquer protesto, seja por palavras ou atitudes, lembre-se que você não deixou de ser cristão. O mais importante é glorificar a Deus, e não defender uma ideologia ou um partido político. O “sal da terra” (Mt 5.13) deve, por meio de suas obras, levar outros a glorificarem o Pai celestial (Mt 5.16).

Por isso, embora acredite que o cristão pode se envolver em protestos desde que sejam pacíficos, entendo que nem toda manifestação pública convém àquele que professa a fé em Cristo. Até porque, algumas se baseiam em causas que contrariam os princípios bíblicos. Por exemplo, um cristão não deve, em hipótese alguma, participar de uma manifestação em prol da legalização do aborto ou da maconha.

            “Mas, o que devo fazer no próximo dia 07 de setembro?” Isso é você quem vai decidir. Porém, tenha em mente o seguinte: “quer comais, quer bebais ou façais outra qualquer coisa, fazei tudo para a glória de Deus. Portai-vos de modo que não deis escândalo nem aos judeus, nem aos gregos, nem à igreja de Deus” (1Co 10.31,32).

Pr. Cremilson Meirelles

 

O QUE DEVO FAZER NO DIA 07 DE SETEMBRO? O QUE DEVO FAZER NO DIA 07 DE SETEMBRO? Reviewed by Pr. Cremilson Meirelles on 11:49 Rating: 5

Um comentário:

  1. Dias trabalhosos esses em que vivemos. Por certo, estamos diante de uma situação a qual exige de cada um de nós uma postura. A oração na vida do cristão é básico, entretanto, a questão é: orar somente, crendo que Deus está no controle de todas as coisas e agirá no tempo certo, ou fazer algo além, exercendo a nossa responsabilidade como cidadão? Parece simples, mas, não é, tendo em vista que há respaldo para as duas decisões, baseadas na sua excelente explanação a luz da Bíblia. Que o Senhor nos dê sabedoria para tomarmos a melhor delas.

    ResponderExcluir

Tecnologia do Blogger.