Pastoral redigida para o Boletim Dominical da Primeira Igreja Batista em Manoel Corrêa
Muitas são as canções e pregações, na
atualidade, que propagam a ideia de que é possível chamar a atenção de Deus
para nós. Para a maioria isso parece normal. Até porque, o que muitos sabem da
vida cristã e da Bíblia aprenderam nas músicas, e não nas Escrituras. Por conta
disso, basta que a melodia seja agradável e que o cantor seja famoso para a
letra ser considerada correta. A maior evidência disso é a resistência em
aceitar que haja erros graves em grande parte das canções evangélicas, ainda
que esses erros sejam biblicamente comprovados.
Todavia, voltando-nos para a questão
principal deste texto, cabe-nos indagar: podemos chamar a atenção de Deus? É
óbvio que não! Deus não está desatento! A Bíblia diz claramente que “os olhos
do SENHOR estão em todo lugar, contemplando os maus e os bons” (Provérbios
15.3). O guarda de Israel nunca dorme (Salmo 121.4)! Não precisamos pedir que
Ele olhe pra nós! “Porque, os olhos do Senhor estão sobre os justos, e os seus
ouvidos, atentos às suas orações” (1Pedro 3.12). Além disso, tentar chamar a
atenção de Deus constitui um total desprezo pelos atributos do todo-poderoso.
Afinal, Ele é onisciente, ou seja, sabe de todas as coisas. Conhece o nosso
levantar, nosso assentar, e sabe exatamente o que pensamos (Salmo 139.1-5).
Deus também é onipresente, isto é, está em todo lugar; como poderia, então, um
ser onipresente não perceber o que acontece ao seu redor? Que loucura!
Pedir para Deus olhar para você com o
propósito de que seus problemas sejam resolvidos, ou que sua vida seja próspera,
é o mesmo que afirmar que, até o momento em que você “conseguiu chamar a atenção
d’Ele”, a razão do seu sofrimento era a indiferença do Altíssimo. Ele não
estava a fim de te ajudar, mas você o “convenceu” a fazê-lo, chamando Sua atenção.
Quanta heresia! Deus não pode ser convencido por ninguém! Ele é totalmente
livre! Faz o que quer na hora que quer! Suas ações se dão “segundo o conselho
da Sua vontade” (Efésios 1.11). Isto fica bem claro em uma de Suas declarações
a Moisés: “[...] terei misericórdia de quem eu tiver misericórdia e me
compadecerei de quem me compadecer” (Êxodo 33.19).
É bem verdade, entretanto, que, alguns,
usando relatos bíblicos de pessoas que foram ao encontro de Jesus, como, por
exemplo, a história de Zaqueu (Lucas 19.1-10), argumentam que é possível chamar
a atenção do Cristo. Contudo, o que vemos, tanto no episódio de Zaqueu quanto
em outras ocasiões, é que Jesus é quem chama a atenção de todos. Ora, Zaqueu só
subiu na árvore porque o Filho de Davi estava passando; de igual modo, a “mulher
do fluxo de sangue” só tocou na orla das vestes de Jesus porque foi atraída por
aquilo que Ele podia fazer; o “cego de Jericó” só clamou por Cristo porque,
mesmo que ele não enxergasse, o Filho de Deus chamou a sua atenção.
O grande problema é que as pessoas
esquecem que o personagem principal dos evangelhos é Jesus Cristo, e não as
pessoas que vão até Ele. Em todas as narrativas o foco está n’Ele. Ele chamou a
atenção quando nasceu (Lucas 2.8-16), quando foi apresentado no templo (Lucas
2.22-38), quando, ainda criança, dialogou com os doutores (Lucas 2.42-52); Ele
chamou a atenção ao longo de todo o seu ministério terreno, realizando curas e
prodígios; chamou a atenção também quando foi crucificado (Marcos 15.39), e
quando ressuscitou (João 20.19-28).
Ele é o personagem principal, não nós.
Na verdade, de acordo com a Bíblia, somos “caco entre outros cacos de barro”
(Isaías 45.9). Tudo o que temos e somos é resultado da graça divina (1Coríntios
15.10), não do nosso esforço em fazer o Senhor olhar para nós. Sem Ele não
podemos fazer nada (João 15.5). Portanto, mesmo que as músicas e as pregações
que ensinam o contrário sejam agradáveis aos ouvidos, nada mais são do que
heresia, falso ensino, anátema. Nossa relação com Deus deve ser guiada por aquilo
que Ele já revelou na Sua Palavra, e não por canções contemporâneas.
Pr.
Cremilson Meirelles
PODEMOS CHAMAR A ATENÇÃO DE DEUS?
Reviewed by Pr. Cremilson Meirelles
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23:36
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