Saiba Mais...

COELHO OU JESUS?

Pastoral redigida para o Boletim Dominical da Primeira Igreja Batista em Manoel Corrêa
Resultado de imagem para coelho crucificado


            Quando chega essa época do ano, as lojas se enfeitam com coelhos e ovos de chocolate, as professoras nas escolas pintam os rostos das crianças com nariz e bigode de coelho, além de colocarem orelhinhas de papel em suas cabeças. É... a páscoa chegou. Uma festa que foi despida de seu caráter religioso e assumiu uma conotação exclusivamente comercial.
A igreja de Cristo, entretanto, se esforça para manter viva a fé que deu origem ao feriado. Apesar disso, muitos dos que professam a fé cristã continuam cedendo à tentação do chocolate. É claro, entretanto, que comer ovos de chocolate não é pecado; mas, sem dúvida, é um erro alimentar esse sistema que contraria nossa fé. Pois, enquanto o coelho e os ovos são destacados, a ressurreição de Cristo é relegada a segundo plano. Ou seja, numa celebração em que Jesus deveria ocupar o lugar central, o homem é entronizado por meio da promoção da gula.
            Comer ovos de chocolate nesse período é o mesmo que comer doces de Cosme e Damião em setembro. Porquanto, embora saibamos que nenhuma maldição virá sobre nós se os consumirmos, tal prática está diretamente ligada a uma compreensão religiosa que vai de encontro àquilo que cremos. É exatamente por isso que devemos evitar fazê-lo. Porque, do contrário, estaremos ensinando nossas crianças que o símbolo da páscoa é o coelho e a comilança, e não Jesus. Aliás, se analisarmos friamente os elementos da páscoa moderna, veremos que eles não se encaixam nem na Bíblia e nem na lógica. Senão vejamos: coelho não bota ovo! Não seria melhor se fosse uma “galinha da páscoa”? O que o coelho fez por nós? Qual a relação do coelho com o chocolate? Essas perguntas lançam luz sobre pontos frágeis desse folclore. Mas, o que a Bíblia diz?
            As Escrituras mostram claramente que a páscoa era uma festa israelita (Êx 12.1-8,11,14), que de modo algum foi ordenada à igreja. Na verdade, a noiva de Cristo só possui duas ordenanças, a saber: a Ceia (Lc 22.19) e o batismo (Mt 28.19). Páscoa é coisa de judeu. Os cristãos celebram a ressurreição de Cristo; e o fazem sempre que a Ceia do Senhor é celebrada. Afinal de contas, como diz a Bíblia, Ele é a nossa páscoa (1Co 5.7), isto é, o nosso cordeiro pascal. Não precisamos mais de animais para obtermos o perdão de nossos pecados, Jesus é plenamente capaz de fazê-lo. Foi Ele quem morreu por nós na cruz (Mc 15.33-41), não um coelho. Até porque, este, no judaísmo, era considerado imundo (Lv 11.5). Por isso, nem como metáfora é associado ao Filho de Deus. Jesus é o cordeiro de Deus (Jo 1.29), não o coelho. A ligação entre o coelho e os ovos nasceu no paganismo, não na igreja. Abandone esse negócio de coelho da páscoa. Não existe isso. Não celebre a gula, mas sim nosso Senhor e Salvador, Jesus Cristo. Ele é o autor e consumador da nossa fé (Hb 12.2), e não o coelho.
Pr. Cremilson Meirelles
COELHO OU JESUS? COELHO OU JESUS? Reviewed by Pr. Cremilson Meirelles on 17:28 Rating: 5

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.