Saiba Mais...

O PASTOR É SACERDOTE?



Na atualidade, há uma forte tendência no meio evangélico de associar o ministério pastoral ao ofício sacerdotal. É possível que isto ocorra em função da grande valorização dos textos veterotestamentários, sobretudo entre os pentecostais e neopentecostais. Até porque, na Igreja neotestamentária, por mais que procuremos, não conseguiremos encontrar tal ofício. Conquanto Jesus tenha instituído os apóstolos e estes tenham instituído os diáconos, em momento algum fala-se a respeito de sacerdotes como líderes cristãos. Até mesmo nas relações de dons e ministérios (Rm 12.5-8; 1Co 12.28; Ef 4.11), onde vemos pastores, evangelistas, profetas e doutores, o sacerdote não aparece. 
Certamente, o ofício sacerdotal não figura nos textos mencionados porque o Novo Testamento atribui o sacerdócio a todos os crentes em Cristo. É claro que, nesse contexto, o pastor pode ser enquadrado como sacerdote. Contudo, vale ressaltar que o aspecto da mediação implicado na pessoa do sacerdote não pode ser atribuído a nenhum ser humano, pois conforme assevera a Bíblia Sagrada “[...] há um só Deus, e um só Mediador entre Deus e os homens, Jesus Cristo homem” (1 Tm 2:5). O ofício sacerdotal apresentado nas páginas do Velho Testamento apontavam única e exclusivamente para o ministério de Cristo, sacerdote supremo, que ofereceu-se como sacrifício perfeito para perdão dos nossos pecados, concedendo-nos acesso direto ao Pai.
Defender a idéia de que o pastor é sacerdote é o mesmo que crer nos santos da igreja católica. Porquanto, os crêem na intercessão desses seres, advogam que por estarem mais próximos de Deus, o que pedirem Ele ouvirá. Por conta disso, pedem aos santos para que estes peçam a Deus. É exatamente assim que muitos crentes agem, ou seja, pedem ao pastor que ore por eles, pois crêem que a oração de um “sacerdote” tem mais poder, e por ser “sacerdote” está apto a realizar tal mediação. Para quem pensa assim a oração do pastor é mais forte do que as dos demais membros. Que absurdo! O pior de tudo é que alguns líderes incentivam tal pensamento.
Esse raciocínio contraria não só a Bíblia como também a lógica. Porquanto, da mesma forma que o pastor intercede pelas ovelhas, estas devem interceder por ele. Ora, como alguém que precisa que orem por ele, tal como solicitou o apóstolo Paulo (Ef 6.18,19; 1Ts 5.25), terá uma oração mais poderosa que a dos outros? Não faz sentido. Se a oração do pastor fosse tão poderosa, não seria necessário que alguém orasse por sua vida, pois sua própria oração bastaria.
As funções que o texto bíblico atribui aos sacerdotes, no Velho Testamento, à exceção do ensino, nada têm a ver com as atividades pastorais. Isto porque, seu ministério estava mais ligado à apresentação de ofertas e sacrifícios e aos ritos inerentes ao culto judaico. Se tratava de uma figura associada ao Estado, com alto status social e extremamente distante do povo. As pessoas não conviviam com eles, como acontecia no Novo Testamento com Jesus e seus apóstolos, elas precisavam ir até eles, visto que ficavam no templo. Sacerdotalizar o ministério pastoral é distanciá-lo do povo, é desumanizá-lo. É justamente por conta disso que surge uma série de crenças equivocadas acerca dos poderes do pastor. Há quem creia, inclusive, com base nas bênçãos declaradas pelos sacerdotes, que o pastor possui poder para abençoar pessoas. Entretanto, nem pastores nem sacerdotes possuem tal poder. A bíblia afirma claramente no salmo 62.11 “que o poder pertence a Deus”. Além disso, em Números 6.22-27 quando é proferida a conhecida “bênção araônica”, embora Deus fale a Moisés que essa seria a maneira de abençoar seu povo, a declaração diz “O Senhor (não o sacerdote) te abençoe e te guarde; O Senhor (não o sacerdote) faça resplandecer seu rosto sobre ti, e tenha misericórdia de ti; O Senhor (não o sacerdote) sobre ti levante o Seu rosto e te dê a paz”. Amado, nem pastor, nem sacerdote, nem pai, nem mãe tem poder para abençoar alguém, só Deus pode fazê-lo. 
O pastor, na verdade, como evidencia a etimologia da palavra, tem como função cuidar do rebanho, isto é, apascentar. O pastor foi comissionado para cuidar de pessoas, não para realizar rituais. Os únicos ritos que Jesus ordenou que seus ministros observassem foram o batismo e a ceia do Senhor. Fora isso, o que os pastores precisam é possuir as características relacionadas em 1Tm 3.1-7, as quais dizem respeito aos aspectos morais e espirituais inerentes ao ministério pastoral. Cabe ressaltar que, em nenhum momento são mencionadas, no texto em questão, características ou requisitos necessários para o ministério sacerdotal. Ademais, não é dito que o pastor terá super poderes. Sendo assim, podemos concluir que pastor e sacerdote são figuras pertencentes a contextos totalmente distintos.




Pr. Cremilson Meirelles


O PASTOR É SACERDOTE? O PASTOR É SACERDOTE? Reviewed by Pr. Cremilson Meirelles on 22:42 Rating: 5

Um comentário:

  1. Excelente texto. De fato, já observei algumas orações em que o pastor, ou às vezes nem o pastor, o irmão mesmo que realiza a oração, em que proferem os seguintes dizeres: "Irmão Fulano de Tal, EU te abençoo em nome de Jesus".

    Em oposição a isso, minha avó católica, quando vou até sua casa e lhe peço a bênção, ela diz "Que DEUS lhe abençoe, meu filho"

    Realmente, pelo que parece há uma tendência na busca pelo místico, com pretensão de serem deuses, mesmo que em suas ignorâncias.

    ResponderExcluir

Tecnologia do Blogger.